TROCAS E DEVOLUÇÕES
SAIBA COMO TROCAR OU DEVOLVER ALGUM PRODUTO COMPRADO NO SITE OU NO APP DA ENY
LEIA ATENTAMENTE
CONDIÇÕES GERAIS
As trocas e devoluções são realizadas com regras distintas, dependendo do motivo pelo qual a mercadoria está sendo recusada.
Os casos previstos pela legislação do consumidor para compras on-line são:
- Troca (por tamanho ou cor do mesmo modelo);
- Devolução por arrependimento;
- Devolução por desacordo com o pedido;
- Devolução por defeito ou avaria da mercadoria;
- Devolução por avaria da embalagem.
Em caso de troca, devolução por arrependimento, devolução por desacordo com o pedido, ou devolução por avaria da embalagem o(s) produto(s) devolvido(s) deve(m) estar em perfeito estado, devidamente embalado(s) (exceto quando o pedido for recusado no ato da entrega), com as respectivas Tags fixadas no produto, sem indícios de violação ou uso, acompanhado(s) de Nota Fiscal ou DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal) e de todos os acessórios que a ele pertencem.
- Não serão aceitos produtos que não atendam as orientações acima descritas
- O produto que não atender às condições exigidas acima não será aceito como troca e será automaticamente remetido de volta ao endereço de origem. Nessas condições, a loja reserva-se o direito de fazer nova cobrança de frete.
Você pode trocar suas compras realizadas no site em uma de nossas lojas físicas, tendo consigo o produto e a nota fiscal de compra ou, ainda, poderá fazer a solicitação de forma on-line. Para tanto, siga todas as instruções aqui descritas.
Ao optar por realizar a troca ou devolução de qualquer mercadoria de forma on-line, além das instruções acima, faz-se necessário entrar em contato, dentro dos prazos descritos para cada situação, através do e-mail sac_e@eny.com.br, ou preencher o nosso formulário manifestando o seu desejo e informando detalhes da sua solicitação.
ATENÇÃO: A empresa Eny Calçados LTDA se isenta da obrigação de atender às solicitações de troca ou devolução de qualquer produto devolvido sem que tenha sido comunicada previamente por e-mail ou preenchimento do formulário, ou fora do prazo, ou com ausência de itens/acessórios.
OBSERVAÇÃO: Vale ressaltar que trabalhamos com itens de coleção sazonais produzidos por terceiros, portanto, no momento da troca, poderão não estar disponíveis para reposição os produtos do Outlet e produtos esgotados. Sendo assim, o cliente deverá optar pelo crédito do valor pago na forma de voucher ou, ainda, reembolso do valor pago.
TRAMITES, PRAZOS E CUSTOS DE FRETE
As informações a seguir são tratadas de acordo com a motivação da devolução da mercadoria. Leia as informações de acordo com a situação que melhor se aplica ao seu caso:
1. TROCA
Você poderá solicitar a troca do produto por motivo de insatisfação nas seguintes situações:
- Numeração: quando desejar um tamanho maior ou menor;
- Cor: quando a cor escolhida não atender às expectativas e desejar substituir por outra cor do mesmo modelo;
PRAZO: Quando a compra for realizada através do site ou por meio do app, o prazo para solicitar a troca é de ATÉ 7 (sete) dias corridos, a contar da data da entrega do seu pedido (seja por meio logístico ou retirada em loja).
LEMBRE-SE que deve ser realizada uma solicitação via e-mail ou através do formulário e que a troca está sujeita à disponibilidade do produto pretendido no momento do trâmite.
Ao informar qual a sua necessidade de troca, faremos o possível para lhe atender dentro das suas expectativas, porém, caso o tamanho desejado ou a cor pretendida não estejam mais disponíveis, você poderá optar pelo reembolso do valor pago pelo produto que está sendo trocado, ou receber um crédito (em forma de voucher) que poderá ser utilizado em alguma outra compra em nosso site.
Assim que recebermos o seu produto em nosso estoque, o produto devolvido passa por conferência e análise que ocorre em até 2 dias úteis, estando tudo certo e de acordo com os requisitos de troca, daremos andamento ao processo de reenvio do novo produto, ou do reembolso, conforme solicitado.
OBSERVE que por conta da logística reversa, o prazo total para conclusão da sua troca ou reembolso pode variar em torno de 30 dias úteis, dependendo do transporte contratado e da distância entre os endereços.
FRETE: em caso de troca, o frete de logística reversa fica por nossa conta e o frete de reenvio será dado como cortesia, porém, apenas uma vez no que se refere ao pedido em questão. Caso haja nova solicitação de troca para o mesmo pedido, os custos com frete ficarão à cargo do cliente.
2. DEVOLUÇÃO POR ARREPENDIMENTO, DESISTÊNCIA OU INSATISFAÇÃO
Caso não tenha ficado satisfeito(a) com a sua compra on-line, você poderá desistir dela sem a necessidade de justificativa. Apesar disso, é imprescindível comunicar, via e-mail ou formulário, a sua intenção de devolver a(s) mercadoria(s).
PRAZO: Quando a compra for realizada através do site ou por meio do app, o prazo para solicitar a devolução por arrependimento, desistência ou insatisfação é de ATÉ 7 (sete) dias corridos, a contar da data da entrega do seu pedido (seja por meio logístico ou retirada em loja).
ATENÇÃO: Se você comprou mais de um item, você poderá devolver apenas o item que queira desistir, ou optar por devolver o pedido inteiro. Em ambas as situações, você decidirá se deseja receber o reembolso do valor pago pelo(s) item(s) que está devolvendo, ou receber um crédito (em forma de voucher) que poderá ser utilizado em alguma outra compra em nosso site.
Assim que recebermos o seu produto em nosso estoque, o produto devolvido passa por conferência e análise que ocorre em até 2 dias úteis, estando tudo certo e de acordo com os requisitos de devolução, daremos andamento ao processo de reembolso, conforme solicitado.
OBSERVE que por conta da logística reversa, o prazo total para conclusão do seu reembolso pode variar em torno de 30 dias úteis, dependendo do transporte contratado e da distância entre os endereços.
FRETE: em caso de devolução por arrependimento, desistência ou insatisfação, o frete de logística reversa fica por nossa conta.
3. DEVOLUÇÃO POR DESACORDO COM O PEDIDO
Quando o produto enviado não corresponder ao produto comprado (cor, tamanho, modelo, etc.), você poderá solicitar a devolução por desacordo com o pedido.
PRAZO: Quando a compra for realizada através do site ou por meio do app, o prazo para solicitar a devolução por desacordo com o pedido é de ATÉ 7 (sete) dias corridos, a contar da data da entrega do seu pedido (seja por meio logístico ou retirada em loja).
ATENÇÃO: Se você comprou mais de um item, você poderá devolver apenas o item que queira desistir, ou optar por devolver o pedido inteiro. Em ambas as situações, você decidirá se deseja receber o reembolso do valor pago pelo(s) item(s) que está devolvendo, ou receber um crédito (em forma de voucher) que poderá ser utilizado em alguma outra compra em nosso site.
Assim que recebermos o seu produto em nosso estoque, o produto devolvido passa por conferência e análise que ocorre em até 2 dias úteis, estando tudo certo e de acordo com os requisitos de devolução, daremos andamento ao processo de reembolso, conforme solicitado.
OBSERVE que por conta da logística reversa, o prazo total para conclusão do seu reembolso pode variar em torno de 30 dias úteis, dependendo do transporte contratado e da distância entre os endereços.
FRETE: em caso de devolução por desacordo com o pedido, o frete de logística reversa fica por nossa conta.
4. DEVOLUÇÃO POR DEFEITO OU AVARIA DA MERCADORIA
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, produtos com defeito, ou que sejam recebidos pelo cliente com alguma avaria vinda de fábrica, tem direito a troca ou ressarcimento.
Entenda como DEFEITO: falhas que tornam a mercadoria inadequada para o uso ou perigosa.
Entenda como AVARIA: problemas que não impedem o uso do produto, mas podem afetar sua aparência ou qualidade.
ATENÇÃO: A devolução por defeito ou avaria só é autorizada por problemas de fabricação. Não são contemplados, problemas que possam decorrer do mau uso ou de má conservação. Para tanto, iremos solicitar fotos (caso o problema seja visível) e um breve relato do problema. Com base nessas informações e, dependendo do problema, daremos continuidade ao processo.
IMPORTANTE: É necessário frisar que, para algumas marcas com as quais trabalhamos, é necessária uma análise do produto no laboratório da fábrica, para comprovação do defeito, portanto, o tramite dependerá de terceiros e poderá ter um tempo mais elevado.
OBSERVAÇÃO: O produto não pode conter sinais de uso inadequado, de dano acidental ou provocado, desgaste natural em decorrência do uso e/ou lavagem inadequada.
PRAZO: Para esses casos, quando a compra for realizada através do site ou por meio do app, o prazo para solicitar a devolução por defeito ou avaria da mercadoria é de ATÉ 90 (noventa) dias corridos, a contar da data da entrega do seu pedido (seja por meio logístico ou retirada em loja).
5. DEVOLUÇÃO POR AVARIA DA EMBALAGEM
5.1. IDENTIFICADA NO ATO DO RECEBIMENTO DO PRODUTO:
Se você estiver recebendo o pedido e perceber que seu pacote foi aberto ou estiver com a embalagem rasgada, você pode recusar o pacote diante do agente logístico. Para tanto, você deve solicitar que a razão da recusa - “embalagem avariada” - seja escrita junto a NF ou DANFE, ou reportada de acordo com o protocolo da empresa de logística contratada.
Além disso, faz-se necessário que você acesse nossos canais de Relacionamento e comunique o ocorrido num prazo de 72h, solicitando a troca ou o reembolso do pedido devolvido.
Salientamos que é preciso o pacote retornar para o nosso centro de distribuição, para que possamos concluir o processamento do seu pedido de troca ou o reembolso do valor pago.
OBSERVE que por conta da logística reversa, o prazo total para conclusão do seu reembolso pode variar em torno de 30 dias úteis, dependendo do transporte contratado e da distância entre os endereços.
FRETE: em caso de devolução por avaria da embalagem, o frete de logística reversa fica por nossa conta.
5.2. IDENTIFICADA APÓS O RECEBIMENTO DO PRODUTO:
Caso você perceba, após o recebimento, que a embalagem foi violada, você poderá solicitar a devolução do pacote no prazo de ATÉ 7 (sete) dias corridos, a contar da data da entrega do seu pedido. Porém, nesse caso, você precisará retornar o pacote mediante a solicitação da logística reversa, despachando no ponto logístico contratado.
Assim que recebermos o seu produto em nosso estoque, o produto devolvido passa por conferência e análise que ocorre em até 2 dias úteis, estando tudo certo e de acordo com os requisitos de devolução, daremos andamento ao processo de reembolso, conforme solicitado.
OBSERVE que por conta da logística reversa, o prazo total para conclusão do seu reembolso pode variar em torno de 30 dias úteis, dependendo do transporte contratado e da distância entre os endereços.
FRETE: em caso de devolução por avaria da embalagem, o frete de logística reversa fica por nossa conta.
REEMBOLSOS
As informações a seguir referem-se a troca ou devolução de mercadoria de forma on-line. Porém, caso tenha a possibilidade e preferência, você poderá trocar os produtos comprados no site em uma de nossas lojas físicas. Para isso, tenha consigo o produto e a nota fiscal de compra. Na loja você poderá trocar o produto por outro do seu agrado ou, ainda, receber um vale troca que fica vinculado ao seu CPF. ATENÇÃO: Este vale troca poderá ser utilizado somente em compras presenciais em nossas lojas físicas, não sendo aplicado para compras online.
Caso tenha optado pela troca ou devolução on-line, assim que recebermos o seu produto em nosso Centro de Distribuição/ Estoque, daremos início a conferência. Estando tudo certo com os requisitos da troca ou devolução, seguiremos com o reembolso, caso essa seja a sua escolha no momento da solicitação de troca ou devolução.
Você poderá optar, na solicitação:
- pelo reembolso do valor pago pelo produto que está sendo trocado,
- ou receber um crédito (em forma de voucher), que poderá ser utilizado em alguma outra compra em nosso site.
OBSERVAÇÃO: Caso a devolução seja referente a todos os itens do pedido, o reembolso ou o crédito serão correspondentes ao valor dos produtos mais o frete pago. Caso opte por devolver apenas um item do pedido (quando este contém mais que um produto), o reembolso será parcial e referente ao produto devolvido.
PRAZOS
Voucher/ Cupom – caso opte pelo crédito do valor a ser ressarcido, este será disponibilizado via e-mail, em até 2 dias úteis, e só poderá ser utilizado em nossa loja virtual.
Cartão de crédito - o estorno do valor da devolução online será processado em até 2 dias úteis após a análise da mercadoria, porém, o crédito na sua fatura poderá ser realizado em até as 2 próximas faturas do cartão, de acordo com a política do seu banco.
Pix - o estorno é feito conforme os dados bancários informados no momento da compra, com prazo de até 2 dias úteis, após a análise da mercadoria.
REEMBOLSO POR EXTRAVIO OU ATRASO
Caso a sua mercadoria seja extraviada, perdida ou furtada durante o trajeto até sua casa, você pode solicitar o reembolso por extravio de mercadoria. Para isso entre em contato pelo e-mail sac_e@eny.com.br e comunique o ocorrido.
Em relação ao atraso na entrega, você poderá desistir de sua compra recusando-a no ato da entrega ou solicitando a devolução conforme descrito no termo Devolução por Arrependimento, Desistência ou Insatisfação.
Se a Nota Fiscal não tiver sido emitida, nem o produto tiver sido despachado. você poderá solicitar o cancelamento da sua compra
Em caso de desistência da compra após emissão da Nota Fiscal e envio do pedido, resuse a entrega quando ele chegar. Após o retorno da mercadoria à nossa empresa, processaremos a restituição do valor pago pelos produtos conforme as orientações descritas no termo Devolução por Arrependimento, Desistência ou Insatisfação.
- A Eny Calçados LTDA se isenta da obrigação de cancelar, devolver, ou ressarcir qualquer pedido em que a solicitação não preencha os requisitos da Política de Trocas e Devoluções.
- Em caso de retorno da mercadoria pela empresa logística por motivo de endereço cadastrado incorretamente em nossa loja, ou ausência de pessoa no local após as 3 tentativas de entrega, o frete de reenvio da encomenda será cobrado do comprador. Portanto, verifique o endereço de entrega informando todos os dados necessários antes de finalizar o seu pedido e certifique-se que haverá alguém no local para receber a mercadoria.
- É sempre recomendável que o consumidor guarde todos os comprovantes e recibos relacionados à compra para poder solicitar o processo de devolução.
Boas compras!